quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Camilo e o Levitan
Neste fim de semana duas grandes e boas novidades nos palcos de Porto Alegre.
No teatro quero festejar a volta do grande Camilo de Lélis. Com um espetáculo de Julio Zanotta e o título instigante "Milkshakespeare" Camilo esquece o lapso em que nos deixou meio orfãos e volta à direção teatral. Este é realmente um diretor viceral. Emoção e estética são características próprias de grandes maestros cênicos. Camilo as têm. Ele é um maestro. Trabalhando com atores virtuosos dentre os quais destaco Felipe de Paula e a Renatinha de Lélis, o Maestro só tem a nos brindar. O espetáculo estréia nesta sexta no Teatro de Arena (nos altos do Viaduto da Borges de Medeiros). Não deixem de ver. Particularmente trabalhei uma única vez com o Camilo, quando produzi o musical "Os Crimes da Rua do Arvoredo". Guardo com carinho a intensidade da relação que tive particularmente com o Diretor/Maestro. Sua generosidade produtiva e ferocidade criativa. Festejo pois sua volta que espero definitiva. Não nos deixe mais Camilo. Diretores-maestros são bichos em extinção no nosso teatro e você é um dos leões desta fauna. Merda. Muita merda.
Na música, sou obrigado a escrever algumas linhas sobre o Cláudio Levitan. Artista de uma linhagem nobre. Ator, autor, cantor, compositor, músico, visionário, humorista e tantas outras coisas, Levitan é daqueles caras que são absolutamente necessários.
Autor de sucessos consagrados como Ana Cristina, Marcou Bobeira e outras pérolas negras, Levitan abastece, faz muito tempo, a cultura brasileira. Bandas precurssoras como o Musical Saracura e espetáculos imortais como Tangos e Tragédias têm não só a colaboração mas ficam um pouco com a cara do Levitan.
Não consigo explicar muito bem. É "flicts". Mas é uma coisa assim, um pouco música, um pouco humor, um pouco sério, um pouco progressivo, um pouco Summer Time Joplin. Sei lá. Só sei que o CD caiu no som do meu carro faz uma semana e eu não consigo parar de ouvir. O Levitan finalmente resolveu dar a versão pessoal para sua obra musical. E garanto amigos, é sensacional.
O lançamento é nesta sexta no Studio Clio. Espero que o lugar seja muito pequeno para o grande público que merece presenciar o momento histórico em que um grande artista dá a versão oficial para sua obra.
Te amo Levitan.

Um comentário:

Renata de Lélis disse...

OI Zé! muito obrigada pelo carinho e por tua iniciativa de escrever em favor do teatro de Camilo e de todos nós! um beijo enorme! te esperamos lá! Evoé Bacco!
Renata de Lélis